TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Enfermagem é a ciência que se dedica a promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas. O Técnico em Enfermagem atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças. Em hospitais, é indispensável em todos os setores, da UTI à psiquiatria. O profissional coleta os dados sobre o estado de saúde do paciente por meio de exame físico e entrevista. Trabalha em equipe multiprofissional (com médicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros). É responsável desde a higiene e a alimentação até a administração de medicamentos. A enfermagem não se limita ao trabalho em hospitais e clínicas. Um campo importante é o da saúde coletiva, na qual o profissional atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando também trabalhos educativos na comunidade ou atuar em clínicas de estética (área em expansão). A cada ano abrem-se novas frentes de trabalho, principalmente na área de saúde da família através de concursos públicos.

Áreas de Atuação Profissional:
O profissional Técnico em Enfermagem poderá atuar na assistência primária, secundária ou terciária sob a supervisão do enfermeiro, nas seguintes atividades:
a) do apoio ao diagnóstico (preparação e acompanhamento de exames diagnósticos);
b) na proteção e prevenção (promoção da biossegurança nas ações de enfermagem e assistência em saúde coletiva);
c) na recuperação e reabilitação (assistência a clientes/pacientes em tratamento cirúrgico, assistência em saúde mental, assistência em situação de urgência e emergência, assistência à criança, ao adolescente e à mulher, assistência a paciente em estado grave);
d) na gestão em saúde (organização do processo de trabalho em saúde e em enfermagem) sob a supervisão do enfermeiro. Pode ainda se especializar em Instrumentação Cirúrgica, Enfermagem do Trabalho dentre outras.

Mercado de trabalho:

O mercado de trabalho para o Técnico em Enfermagem é muito amplo e vem crescendo nos últimos anos. O Técnico em Enfermagem é habilitado para atuar em diversos locais como: clínicas médicas, ambulatórios, consultórios médicos, postos de saúde, laboratórios de análises clínicas e hospitais em geral, além de Home Care (Enfermagem Domiciliar), em indústrias, escolas, creches, etc.
Salário inicial: R$ 1.100,00 a R$ 1.500,00