Cada aluno programa seu tempo de estudo, com atividades orientadas e dirigidas, mas o tempo todo mediada por profissionais que têm larga experiência na área.


FAÇA SUA MATRÍCULA - CLIQUE AQUI

A Meta Escola Técnica de Formação Profissional oferece o curso:


Técnico em Agrimensura – EaD


Considerando que o setor vive uma fase muito ampla e promissora, atuando em várias áreas do mercado de trabalho, incluindo os campos científicos e tecnológicos do levantamento topográfico, da geodesia, da geofísica, da cartografia, das artes gráficas, do cadastro, do sensoriamento remoto, do georreferenciamento de imóveis rurais, do geoprocessamento, pode-se avaliar que esta é uma área estratégica pela carência de profissionais Técnicos habilitados para atender a demanda.

A Agrimensura é entendida como o conjunto de procedimentos que requer criteriosos estudos sobre a maneira mais adequada de execução desta atividade,para isso o Técnico em Agrimensura trabalha com modernos equipamentos que aprimoram e facilitam o trabalho.

Os avanços tecnológicos somente podem ser usufruídos através do uso correto e adequado dos equipamentos, exigindo novas competências, habilidades e uma revalorização do profissional técnico no desempenho eficiente de suas atividades.

Agrimensura é o processo pelo qual a terra é vistoriada e medida através de meios matemáticos.

A história da Agrimensura remonta aos egípcios e romanos. Dizem que os egípcios já utilizavam os cálculos da agrimensura para construir as pirâmides e que logo após vieram os romanos fazendo cálculos topográficos para aumentar o império, os técnicos agrários tiveram uma série de empregos no Império e alguns dos seus trabalhos são ainda evidentes hoje em dia.

Mas o tempo passou, ferramentas e técnicas de levantamento avançaram e o papel dos Técnicos Agrimensores é muito mais amplo do que era no passado. A história da agrimensura evoluiu para a moderna agrimensura. Os fundamentos mudaram, mas o objetivo continua o mesmo, as técnicas e métodos aperfeiçoaram novas ferramentas com precisão e estão a disposição dos mais exigentes profissionais da área.

O que faz um Técnico Agrimensor?


Os profissionais Técnicos em Agrimensura são responsáveis pela análise topográfica do ambiente onde uma obra deverá ser realizada, assim como do monitoramento e mapeamento de eventuais problemas.

O curso de Técnico em Agrimensura permite ao profissional analisar as características físicas de um território e efetuar levantamentos topográficos planialtimétricos, cálculos e desenhos topográficos e levantamentos geodésicos e documentos cartográficos.

De acordo com o Decreto Nº 90922 de 6 de fevereiro de 1995 no seu Artigo 4º § 3º Os Técnicos em Agrimensura terão as atribuições para a medição, demarcação e levantamentos topográficos, bem como projetar, conduzir e dirigir trabalhos topográficos, funcionar como peritos em vistorias e arbitramentos relativos à agrimensura e exercer a atividade de desenhista de sua especialidade.

Área de atuação

O Técnico Agrimensor está presente desde a infraestrutura até a reforma agrária, passando pelo setor agrícola, obras de saneamento, habitação, rodovias, pavimentações de redes de energia por exemplo, certamente terá ali um profissional de agrimensura.

Oportunidade de trabalho

Os profissionais da agrimensura têm ganhado cada vez mais espaço no cenário brasileiro, pela possibilidade de atuar em vários setores. A demanda por uma reestruturação em áreas como habitação, energia e transporte exigirá que, cada vez mais, os Técnicos Agrimensores participem desses campos de trabalho.

Objetivos do curso

O curso técnico subsequente na modalidade à distância EaD – Agrimensura tem como objetivo formar profissionais de níveis técnicos visando criar oportunidades de trabalho através da educação qualificada.

A Meta Escola Técnica de Formação Profissional apresenta a sua proposta educacional com a finalidade de:

  1. Proporcionar a formação de profissionais da área de agrimensura inspirada nos princípios de liberdade e solidariedade humana;
  2. Promover o ensino dentro dos princípios de uma educação dinâmica e criativa;
  3. Criar condições de trabalho capaz de incentivar o constante aprimoramento dos profissionais da área de agrimensura;
  4. Fortalecer a integração entre a ciência e a tecnologia;
  5. Possibilitar a melhoria da qualidade e produtividade da empresa onde o aluno for se ingressar;
  6. Ter controle no manuseio dos instrumentos e ferramentas necessárias ao exercício da profissão do Técnico em Agrimensura..

Requisitos de acesso

Para a matrícula no Curso Técnico em Agrimensura o candidato deverá:

  1. Estar cursando ou ter concluído o ensino médio ou estudos equivalentes, realizados em instituições devidamente autorizadas;
  2. Ter idade mínima de 17(dezessete) anos completos até a data do início das aulas.

Organização curricular do curso

Cada módulo será composto de um conjunto de ações didático – pedagógicas autônomas e sistematizadas para o desenvolvimento das competências permitindo ao aluno a aquisição de conhecimentos.

O conteúdo programático do curso será dividido em 3 módulos, contendo os seguintes materiais didáticos: vídeo aulas, texto básico, apresentação de fórmulas, exercícios resolvidos, exercícios propostos com respostas e ao final de cada aula exercícios de fixação

A carga horária total do curso é de 1.200 (mil) horas. Distribuídas em 960 horas à distância e 240 horas presenciais.

Sistema de avaliação – cada disciplina terá 02 avaliações:

  1. Exercícios avaliativos - on-line
  2. Atividade avaliativa - on-line
  3. Prova final - presencial

Em caso do aluno perder o prazo para fazer a prova ele deverá entrar em contato com a Meta Escola para solicitar a substitutiva.

Matriz curricular do Curso Técnico em Agrimensura – EaD

(sujeito a alteração)

MÓDULO I

COMPONENTES CURRICULARES MAS
1 Português/Redação Técnica 40
2 Matemática, Geometria e Trigonometria Aplicada 80
3 Informática Básica 40
4 Desenho Digital 40
5 Agrimensura Legal 40
6 Geodesia/Cartografia 80
7 Topografia I 80
TOTAL: 400

MÓDULO II

COMPONENTES CURRICULARES MAS
1 Topografia II 80
2 Desenho Topográfico Digital 40
3 Geoprocessamento I 80
4 Cadastro Técnico de Sistema de Informação 40
5 Georreferenciamento / Parcelamento de Solo 40
6 Hidrologia 40
7 Novas Tecnologias I 80
TOTAL: 400

MÓDULO III

COMPONENTES CURRICULARES MAS
1 Geoprocessamento II (Sensoriamento Remoto) 80
2 Topografia III 40
3 Desenho Topográfico Digital II 40
4 Terraplanagem 80
5 Loteamento 80
6 Novas Tecnologias II 80
TOTAL: 400

Custo

O custo total do curso é de R$ 3.960,00.

(como a duração é de 18 meses, após 12 meses tem correção de acordo com INPC).

  • Podendo ser divido em 18 mensalidades, seis por cada módulo. Boletos serão encaminhados via e-mail para o aluno ou pagamento em cartão de crédito.
  • (no caso de pagamento em cartão crédito o aluno deve informar os dados no ato da solicitação de matrícula).
  • Custo para provas substitutivas: R$ 50,00 por cada disciplina.
  • Certificado e diploma

    No final do curso será expedido para o aluno que concluir o curso o diploma de Técnico em Agrimensura.

    Para a expedição do mesmo o aluno deverá ter:

  • Concluído o ensino médio;
  • Cursado os conteúdos constantes da matriz curricular referente ao Curso Técnico em Agrimensura e ser aprovado em todos os requisitos constantes na proposta pedagógica.
  • FAÇA SUA MATRÍCULA - CLIQUE AQUI